domingo, 17 de novembro de 2019

Posso tratar pacientes oncológicos?


Muitos cirurgiões-dentistas me fazem essa pergunta. 
Vou dar aqui minha opinião pessoal a respeito. 
Sim, o dentista pode e deve cuidar do paciente oncológico, temos muito o que fazer para ajudar a prevenir e tratar as alterações bucais que ocorrem nesses pacientes. Eu geralmente respondo com algumas perguntas:
- Você tem afinidade por essa área de atuação?
- Você está capacitado para esse atendimento, com cursos de formação?
- Você está capacitado para tratar as intercorrências potencialmente fatais que podem acontecer nesses pacientes?

- Você acha que tem preparo emocional para esse atendimento?
Assinale todas as alternativas acima e você estará sim apto a esse atendimento! Vamos falar um pouco mais sobre cada um desses aspectos:

·       📌Afinidade é algo natural, não adianta forçar a barra – geralmente durante a graduação nossas afinidades já vão surgindo e vamos nos apaixonando por alguma área – vá por esse caminho, que vai dar certo! Onde tem paixão, tem dedicação, tem estudo, tem comprometimento! E é preciso ter toda essa garra para ter persistência, pois os resultados demoram a vir, é preciso ter paciência para colher os frutos, como em qualquer outra área de atuação. É preciso ter paixão para ter envolvimento com a área, para dedicar noites de sono e de estudo para tentar buscar uma solução para o problema daquele paciente! E isso a gente faz com muito gosto, quando amamos o que fazemos.

·       📌Capacitação você adquire com muito estudo, leitura de artigos científicos e livros, palestras, cursos de atualização, residência, mestrado, doutorado. Aqui entram várias opções. Lembrando que a capacitação também envolve conhecimento do tratamento médico oncológico – conhecimento das medicações e terapias usadas, que mudam o tempo inteiro. E SEMPRE envolve habilitação em laserterapia, pois usamos essa terapia com muita frequência, para tratamento desses pacientes.  
    📖Comece durante a graduação, assistindo a palestras sobre esse tema, em congressos, simpósios, encontros. Procure fazer estágio em algum hospital de referência em oncologia, durante suas férias. Assim você já pode começar a conhecer a área e verificar se é mesmo esse caminho que deseja seguir. 
     📖Ao se formar, existem cursos de capacitação de pequena duração que podem lhe dar uma base para direcionar seu estudo nessa área. Há bons cursos em excelentes hospitais, com um esquema de aulas uma vez por mês ou até EAD, que facilitam muito para quem mora longe desses grandes centros. Há também cursos de média duração que dão uma boa ideia do que você tem que saber para esse atendimento, como cursos de Habilitação em Odontologia Hospitalar (esses abordam outros pacientes sistemicamente comprometidos também, não somente oncologia, o que pode ajudar a ampliar suas oportunidades de atuação, caso deseje) e cursos multidisciplinares de Oncologia, que abordam a equipe multi e o papel de cada um na Oncologia. Você vai perceber que quanto mais você estuda, mais tem que estudar! Quem estuda bastante, vê que o atendimento não é simples, exige muito conhecimento, pois o risco desse paciente ter complicações é grande, e um atendimento errado pode lhe trazer sérias consequências. Por isso é importante se capacitar bem!
     📖Na minha opinião, para quem quer seguir especificamente na área de Oncologia, vale a pena fazer a Residência em Oncologia, pois acho o mais completo dos cursos nessa área. Na Residência em Odontologia Oncológica (com DOIS ANOS DE DURAÇÃO - por isso se chama residência!) você vai aprender sobre o manejo desses pacientes oncológicos e sobre Oncologia (cirurgia, quimioterapia, radioterapia, transplante de células tronco hematopoiéticas, terapias alvo e outras), sobre as complicações orais decorrentes desses tratamentos, sobre o manejo das intercorrências e complicações potencialmente fatais. A residência, na minha opinião, é o que hoje há de mais completo para essa capacitação e o que mais vai lhe dar segurança para a realização desse atendimento. De novo: MINHA OPINIÃO, com base nesses 20 anos de atendimento odontológico ao paciente oncológico. Funciona como uma especialização, onde você terá contato com os pacientes, verá como funciona o atendimento na prática, além de muita teoria.
📖E não vamos esquecer da Habilitação em Laserterapia, que é obrigatório para quem deseja utilizar o laser, uma exigência do Conselho Federal de Odontologia. Sabemos que muitas pessoas compram o laser e começam a fazer, sem habilitação, o que é uma irresponsabilidade. Fiz Mestrado em Lasers em Odontologia no IPEN/USP, em 2003/2004, e sempre reforço a importância de se estudar e capacitar muito nessa área, pois a fotobiomodulação é uma terapia que muito nos ajuda, mas é preciso conhecer os parâmetros para que possa ser usada com segurança e com bons resultados! De novo, sem conhecimento não há resultados positivos. Quando bem indicada e usada dentro dos parâmetros corretos, tanto a fotobiomodulação como a terapia fotodinâmica antimicrobiana são excelentes terapias auxiliares no atendimento ao paciente oncológico! Por isso, habilitação urgente! Esse curso é oferecido em diversas cidades do Brasil.

·      📌 Preparo emocional - muitas pessoas já identificam de cara que não conseguiriam lidar com a parte difícil do atendimento, como o sofrimento dos pacientes e as perdas, em todos os sentidos. Muitos falam que o ideal para fazer esse atendimento é não se envolver emocionalmente, mas eu digo que é justamente com envolvimento que fazemos um trabalho mais humano, porém é preciso saber lidar com tudo isso. Realmente não é fácil, e algumas pessoas só vão saber se conseguem realizar esse atendimento ao fazerem o primeiro contato com esses pacientes, durante os cursos. Mas o que posso dizer é que é uma área apaixonante, onde sentimos que podemos fazer uma diferença na vida desses pacientes, durante uma fase tão difícil de suas vidas, o que é muito gratificante. Choramos junto com eles, seja de tristeza quando algo não vai bem, seja de alegria e emoção quando eles estão muito bem! É sempre uma lição de vida.

💛Bom, essas são algumas dicas, mas siga seu caminho, de acordo com sua vontade e possibilidades. Não se compare a ninguém, cada um tem sua jornada, tem suas questões pessoais, tem seu leão pra enfrentar. Com persistência e dedicação, tudo vai dar certo! E o mais importante: curta a jornada!
  •     Palestras – são muitas, fique atento aos congressos e associações de dentistas da sua região (siga nas mídias sociais, para se atualizar sobre cursos).
  •    Hospitais que oferecem cursos nessa área: Hospital Albert Einstein, Hospital AC Camargo, Hospital Sírio Libanês, USP Bauru (FUNBEO), INCA – RJ, entre outros.
  •    Cursos de Residência em Odontologia Oncológica: Hospital das Clínicas (FMRP – USP), AC Camargo, Hospital de Câncer de Barretos, INCA RJ, Hospital Sírio Libanês, entre outros.

 No setor de ARTIGOS, veja sugestões de bons livros e artigos para começar sua leitura! Até o próximo post!💛

Nenhum comentário:

Postar um comentário