Depoimentos


Esse é um espaço para você deixar seu depoimento, seus comentários, suas experiências. Seu depoimento pode ajudar as pessoas que estão começando o tratamento, talvez passando pelas mesmas dificuldades e angústias que você passou.
Ao longo dos anos recebi muitos cartões de agradecimento. Postei alguns aqui, mas preservei a identidade dos pacientes, mesmo quando eles disseram que eu poderia publicar. Essas demonstrações de carinho e agradecimento são tão gratificantes que não tenho como explicar o quanto me comovem. É o que motiva diariamente meu trabalho - saber que estou ajudando de verdade.
Aproveitamos para contar histórias de pacientes queridos que também estão nessa mesma luta contra o câncer. Pacientes que já venceram a doença, cujo exemplo pode servir de estímulo para aqueles que estão começando o tratamento. E pacientes que ainda estão na luta, cuja força também deve servir de exemplo para aqueles que às vezes se sentem tão cansados com tantas batalhas.
É só postar um comentário no final da página! Se quiser colocar fotos é possível, basta anexar!

...............................................................................................................

Texto publicado em 01-05-2017 por uma querida paciente (e amiga), que muito me emocionou:

Querida Dra.e amiga Letícia Lang Bicudo com seu carinho,profissionalismo,otimismoe paciência você conseguiu tocar o sino que muitas vezes chegou tocando baixinho em cada fase do meu tratamento.Durante cada encontro,cada consulta,a cada orientação, Re encontro ( pois com amigos e doutores que confiamos assim que se chama) você com seus lindos chapéus de jardins nos trazia sua meiguice e ao mesmo tempo nos ensinava de coragem e determinação,com suas palavras : "Vai dar certo"",ta tudo bem", "não vai doer","vai passar"...
Você, com certeza nos ajuda tocar o sino dá vitória,não somente com o ato simbólico,mas com sua mão sempre amiga ,presença constante e verdadeira na vida dos seus pacientes oncológicos. Obrigada por ser uma profissional que cuida de mim com tanto zelo e carinho !
Eu toco o sino da cura,o sino dá vitória com minha amiga e dentista Dra Letícia Lang ,para honra e glória de Jesus!















































2007:






Bravo Antonio Sérgio!

É difícil falar sobre o Antonio sem se emocionar! Muita gente o conhece como Sérgio, mas eu acostumei com Antonio e não tem quem mude...
Seu Antonio é uma pessoa especial, um homem trabalhador que tem uma esposa dedicada sempre ao seu lado. Quem o conhece logo percebe sua grande educação, fácil de identificar no seu modo polido e calmo de falar. Mas só quem conhece sua história sabe que por trás desse jeito manso tem uma força de leão, pois ele já venceu várias lutas dignas de gladiador! Seu Antonio teve um câncer na região de orofaringe, passou por tratamento radioterápico (que é sempre tão difícil), com todas as suas complicações. Nós fizemos o acompanhamento durante todo o tratamento, deu tudo certo, foi tudo bem. Quando terminou, voltava para as consultas trimestrais com regularidade britânica, sem nunca faltar. Estava sempre tudo bem. Porém, em um intervalo de consultas ele me ligou dizendo que achava ter algo errado, pois notou uma diferença em sua boca, uma depressão. Pedi que viesse imediatamente para uma avaliação e tivemos uma triste surpresa: havia uma recidiva, o câncer havia voltado. Foi um momento triste e difícill para ele, para sua família e para todos nós que participamos dessa luta. Mas ele foi firme e fez o tratamento cirúrgico indicado. A cirurgia foi um sucesso, o resultado foi melhor do que o esperado, tanto funcionalmente quanto na parte estética. E aos poucos ele foi voltando ao normal, voltou ao trabalho, está novamente vivendo sua vida com tranquilidade. Passou! Seu Antonio, o senhor é um grande exemplo de força e determinação, parabéns!!!

O paciente autorizou a divulgação do texto e foto




Linda Vanessa!
Quem vê essa linda moça nem imagina que ela acabou de terminar um tratamento de radioterapia! Nem imagina que ela venceu uma batalha tão importante e que sofreu com ela! Vanessa teve um câncer no maxilar e precisou fazer radioterapia nessa região. É claro que teve mucosite na boca e faringe, pois quando feita nessa localização a radio sempre provoca feridas de menor ou maior grau, a menos que a dose de radiação seja muito baixa, o que é difícil. Ela não me procurou antes de começar a radioterapia, e sim quando já estava sofrendo com mucosite. Chegou desanimada, achando que o laser nem iria funcionar pra ela. Pois bem, iniciamos o tratamento e logo ela já voltou a se alimentar bem, coisa que não estava conseguindo fazer até então, já havia perdido muito peso. Ela estava prestes a colocar uma sonda nasogástrica, pois tinha muitas feridas na região de faringe, mas resistiu, não queria de jeito nenhum. Quando a boca melhorou ela voltou a se alimentar melhor e não precisou da sonda. Fizemos laserterapia diária até o fim do tratamento e ela não teve mais mucosite, terminando a radioterapia com toda mucosa da boca saudável.
Agora ela está ótima, já terminou tudo, está somente fazendo os retornos médicos e odontológicos. Ela virá agora ao consultório a cada 3 meses para fazermos o controle pós-radioterapia, para prevenir as complicações tardias (cáries de radiação, trismo, entre outras). Ela veio essa semana tão alegre, bonita, alto astral, foi legal demais vê-la assim tão feliz e animada! Agora vai passar um final de ano maravilhoso, comemorar muito com seu marido e seus filhos essa luta vencida!
Minha querida Vanessa, parabéns pela sua força, pela sua vitória e pela sua alegria de viver! Um brinde à sua vida!

08/12/2011
obs:a paciente autorizou a publicação do texto e imagem.



Ao Mestre, com carinho ! 

Quem conhece o Dr. Celso sempre fala dele com carinho, pois ele é daquelas pessoas delicadas, de fala mansa, extremamente atencioso com todos. Seus pacientes falam que ele é daqueles médicos dedicados, relatam que ele tem realmente vocação e que atende a todos com muito carinho.
Eu conheci o Dr. Celso não como médico, mas como paciente, quando ele estava em tratamento quimio e radioterápico de um câncer de orofaringe. O Dr. Celso teve muita, mas muita mucosite. Sofreu demais com a mucosite e infecções orais decorrentes tanto da quimioterapia quanto da radioterapia e tivemos que fazer a laserterapia diariamente. O resultado era bom, ele melhorava e logo conseguia comer bem, as feridas cicatrizavam e a dor cedia. Enquanto fizemos a laserterapia ele ficou bem e conseguiu levar o tratamento conforme o planejado. Depois ele precisou realizar parte do tratamento longe daqui e acabou ficando sem fazer a laserterapia adequadamente, o que fez com que ele terminasse o tratamento com muitas lesões de mucosite, precisando até de uma sonda nasogástrica (aquele tubinho que é passado pelo nariz até o estômago, para o paciente se alimentar). Fizemos diversas sessões de laser e tudo cicatrizou.
Durante todo esse período ele se manteve firme, ao lado de sua linda e forte esposa, de seus filhos lindos e educadíssimos, com todo o apoio de seus amigos e familiares. Nas sessões de laserterapia que fiz em seu domicílio não houve um dia em que ele não estivesse acompanhado de familiares ou amigos, não importava a hora que eu fosse! O que mostra como é querido por todos. Isso sem falar nas correntes de oração...
Enfim, essa foto eu fiz hoje no meu consultório. O Dr. Celso está de branco porque está trabalhando, trabalhando, trabalhando... muito! Como sempre! Ele está ótimo, feliz, totalmente recuperado! E eu fiquei muito feliz por vê-lo assim tão bem! Ele é um exemplo de força, de bondade e de luta. E é um exemplo de que tudo passa, como ele mesmo me falou hoje: essa é a palavra - PASSA! 
Querido dr. Celso, muita saúde para o senhor e sua família, que é tão especial!
obs - o paciente autorizou a publicação de foto e informações.



Um exemplo de luta!

Hoje quero falar de um paciente muito especial, que está em acompanhamento comigo desde 2007: seu Irineu. Sua luta começou com um câncer de rinofaringe, que foi combatido com Radioterapia e Quimioterapia. Seu Irineu teve muita mucosite, infecções orais decorrentes da baixa salivação, sofreu bastante. Mas sempre se manteve muito forte e otimista! Nessa época fizemos a laserterapia, que trouxe muito alívio pela cicatrização das lesões, além de medidas de controle das infecções - foi muito bom pra ele.
Nesses anos todos ele vem ao meu consultório a cada 3 meses sem falta e mantém a saúde oral sempre em dia! Estamos sempre controlando as consequências tardias da Radioterapia, como o trismo (dificuldade de abrir a boca), xerostomia (baixa salivação), queda de restaurações e prevenindo as cáries de radiação. Com isso ele está sempre bem, com um sorriso bonito e saudável.
Ele já precisou fazer mais quimioterapia, devido a outros focos da doença que foram surgindo, mas venceu todos, sempre com seu sorriso largo e simpatia. Esses dias nos deu um susto, ficou hospitalizado por uns dias, mas já está em casa, firme e forte!
Seu Irineu, parabéns pela sua luta, pela força e coragem! Essa é mais uma batalha que o senhor vai vencer, como já venceu as outras!
obs - o paciente autorizou a divulgação de foto e informações

2 comentários:

  1. Oi meu nome lady descobrimos que minha mãe tem Carcinoma indiferente de rinofaringe estamos muito assustados peço ajuda pois não conheço nada sobre a doença

    ResponderExcluir
  2. Oi meu nome lady descobrimos que minha mãe tem Carcinoma indiferente de rinofaringe estamos muito assustados peço ajuda pois não conheço nada sobre a doença

    ResponderExcluir