terça-feira, 28 de julho de 2020

Herpes intraoral?

😷 Em pacientes oncológicos é muito comum o surgimento das lesões de herpes dentro da boca, o que gera confusão no diagnóstico. 

⚠️ O paciente geralmente acha que são lesões de mucosite ou até aftas, e muitas vezes trata localmente com corticoides tópicos. 

😷 Como dicas para o diagnóstico diferencial, podemos considerar a localização, aspecto clínico e fase do tratamento oncológico (veja todas as fotos): 


• As lesões de herpes costumam ocorrer em mucosa queratinizada ou mastigatória: dorso lingual, palato duro e gengiva inserida; 


• São geralmente úlceras pequenas e um pouco mais profundas, com um halo eritematoso ao redor, únicas ou múltiplas (herpetiformes). Com os dias, as úlceras podem se coalescer, formando lesões maiores. Costumam ser muito doloridas, mesmo quando únicas; 


• Surgem geralmente no período de imunossupressão, durante o tratamento oncológico. 


😷 O tratamento do herpes simples é individualizado, depende de cada situação, e pode envolver terapia fotodinâmica antimicrobiana, antivirais tópicos e sistêmicos. 

😷 O diagnóstico diferencial de lesões orais nem sempre é fácil, mas os dados obtidos na anamnese e no exame físico serão as ferramentas para nos guiar no caminho certo. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário