terça-feira, 26 de novembro de 2019

Qual o melhor momento para o tratamento odontológico do paciente oncológico?

Essa é uma questão extremamente importante, pois durante o tratamento do câncer o paciente pode ter neutropenia e trombocitopenia severas, seja pela doença ou pela quimioterapia, então não é a qualquer momento que podemos intervir. É sempre necessário conhecer bem a doença de base, o esquema de quimioterapia do paciente, as drogas utilizadas e as suas comorbidades, por isso precisamos estar com o prontuário médico em mãos, com todas essas informações atualizadas (os protocolos podem mudar durante o tratamento). Precisamos conhecer a curva de imunidade esperada, saber se as drogas provocam neutropenia importante e quando é o período de nadir celular do seu protocolo (período de menor imunidade), se é esperado queda de plaquetas, qual o intervalo das medicações e datas dos ciclos. Conhecendo todos esses dados, poderemos saber qual o melhor momento para solicitar um hemograma e planejar o tratamento odontológico com segurança, tomando todos os cuidados necessários para o tratamento, de acordo com cada paciente. Só um hemograma do dia (ou do dia anterior, muitas vezes) vai nos dar a segurança de atendimento, não adianta ver um hemograma que foi colhido há vários dias, pois os parâmetros mudam durante todo o ciclo.
E se não estiver bom, como nesse caso onde o paciente veio para fazer restauração, estava no momento ideal do ciclo de quimioterapia (na véspera de iniciar o ciclo) e apresentava 8,4 de hemoglobina (anemia), 117 de segmentados (neutropenia) e 4 mil plaquetas (trombocitopenia)? Nesse caso não posso fazer tratamento odontológico! Há risco extremo de sangramento e infecção, qualquer intervenção poderia coloca-lo em risco. Devemos orientar o paciente quanto aos cuidados e entrar em contato com o oncologista imediatamente. Por isso, mesmo para uma profilaxia dental ou um procedimento simples, devemos sempre ter o hemograma recente em mãos.
Algumas vezes precisamos realizar fotobiomodulação ou terapia fotodinâmica antimicrobiana, entrar com antibiótico, antiviral ou antifúngico, em caso de infecção, mas isso é assunto para outro post! 😉

Nenhum comentário:

Postar um comentário